• Jú Santana

Marketing de Conteúdo? Exploda suas redes sociais!

Atualizado: Set 18

REVELO HOJE OS 3 MAIORES SEGREDOS DO MARKETING DE CONTEÚDO. Com cinco minutos de leitura você irá transformar suas redes sociais.


Para ouvir o Áudio Book dessa matéria Incrível Clique Aqui:





O marketing de conteúdo é uma ramificação do marketing da qual se usa da produção do conteúdo e a publicação dele, para mostrar quem é você, ou seja, sua marca, seus produtos ou serviços. Mas veremos nesse post, que vamos muiiitooo além disso, muito do "Só postar" Veremos que é a consolidação da sua marca, é a reputação da sua empresa, a percepção positiva/negativa da sua estratégia traçada, agente mostra de verdade quem somos nós.


Imagine comigo: Uma loja física possui uma vitrine que expões seus produtos, certo? E quando algo te chama atenção seja o modelo da roupa, as combinações nos manequins, o visual, os detalhes, o carinho que tudo foi preparado, o layout, você se interessa entra para dar uma espiada. Nessa espiada, você recebe um excelente atendimento, o vendedor não foi invasivo, te ouviu, ofereceu um café. Pronto, lá vai você saindo da loja com uma sacolinha na mão! Quantas vezes já aconteceu com você?


Detalhe você não saiu nesse dia com a intenção de compra. Mas algo fez você comprar.


A rede social é sua vitrine. O que você vai colocar lá dentro para mostrar tudo sobre sua empresa é seu conteúdo (então, mostramos algo que precisa despertar no cliente para ele tomar uma atitude, seja te seguir, seja ele comentar, ligar ou comprar.


Hoje em dia, é quase impossível vender sem seu cliente te conhecer. Então seu conteúdo irá fazer seu cliente te conhecer, através de tudo que você posta, como posta, o formato que usa e como você faz para esse conteúdo chegar no seu público alvo certo.


O marketing de conteúdo tem como objetivo atrair o cliente certo e converter esse cliente em venda com o tempo. É o futuro "Seguidor/consumidor". O que adianta você ter um milhão de seguidores mas ninguém compra de você? E se você tivesse 1.000 seguidores, desses mil, dez compram seu produto de R$300,00 todo mês. Então com esses mil seguidores você teria um ganho fixo de R$3.000,00, certo? Precisamos começar a mudar a mente a ter pessoas certas em nossas redes. É só isso! Não é só quantidade e sim qualidade desse público. A chance de uma pessoa que te conhece comprar é muito maior do que alguém que nunca te viu.


Então ao começar a produzir seu conteúdo, ou melhorar o que já existe, crescer sua rede de forma sólida e consistente, ter pessoas que interagem com suas postagens, que gostem de você, que consome seu conteúdo e que provavelmente vão comprar e te indicar, você precisa pensar em três estratégias Master Blaster principais:


1.0 Quem é seu público alvo? Sua persona?

  1. Quem é seu cliente?

  2. Onde ele está?

  3. O que gosta de fazer?

  4. Qual é o sexo?

  5. Qual idade?

  6. Renda?

  7. Que tipo de conteúdo gostam de consumir?

  8. Porque o seu cliente tem que adquirir o seu produto ou serviço?



Porque isso? Tudo muda, a linguagem muda, o formato muda, a estratégia muda. Exemplo: você vende produtos de barba, e só fala na linguagem masculina, "Então, você que quer chegar cheiroso para sua gatinha" "quer conquistar a mulher da sua vida". Fiz tudo perfeito: Aquela copy maravilhosa, aquele vídeo de vendas perfeito, aquela landing page magnífica. Massss.... A mulherada é quem compra para dar aos pais, ao esposo, ao namorado, ao cunhado, ao filho, ao afilhado, ao enteado e assim por diante. Ou seja, seu público alvo maior são mulheres, e você está falando a linguagem de homem. Perdeu o cliente. Não criou a conexão da linguagem.


Ou você vende produto infantil, e pensa: Quem compra são os pais. Então preciso usar a linguagem dos pais. E você fala diretamente para os pais. Só queeeee... quem vê seus anúncios, seus posts, seus vídeos, são as crianças. E quem convence os pais de comprar são as crianças. E talvez seu público alvo seja as crianças. E você está falando a linguagem de adulto. Não encantou a criança, então ela não pede para os pais comprarem.


E aí nenhum desse público sente que você esteja falando diretamente com eles. E aí você investe criatividade para produzir o conteúdo, investe seu precioso tempo para treinar gravar escrever, desenvolver. Gasta dinheiro, porque talvez, você esteja impulsionando suas publicações. E bummm nada acontece. Justamente porque você não sabe quem é sua persona.


Como descobrir quem é meu público alvo: Fazer enquetes nas redes sociais / Enviar um e-mail com um breve questionário após venda, formulário para baixar material com perguntas específicas, perguntar um a um no "inbox", é perguntar na hora de fechar uma compra, pesquisar na vizinhança, analisar os dados do impulsionamento, utilizar o Google Analytics, quem é seu cliente atual? ligar para os próprios clientes e perguntar!


De todas as perguntas - a principal é você descobrir o ponto de dor, a principal dificuldade. E trazer conteúdo sarando essa dor. Você e seu conteúdo são os remédios dessa dor.


Você precisa conectar seu Serviço/Produto com o seu público alvo certo. Assim ele vai comprar seu produto por causa do seu conteúdo.


2.0 Que tipo de conteúdo vou fornecer? qual formato?

  • Vídeos

  • Posts em redes sociais

  • Áudios - Podcasts

  • ÁudiosBook

  • Ebook

  • Blog

  • Infográficos

  • Webnarios

  • Lives

  • Quizzes

  • Estudos de caso




Ao escolher um formato, você de novo. "Precisa conectar com o que seu cliente mais precisa. Com o que seu cliente mais ama. Quais formatos você usa? Já tentou diversificar e testar? Já tentou se desafiar? Ahh " Eu Não consigo gravar vídeo!!!!!!!!" ahh tá.. sei.. A pergunta é : "Já tentou gravar vídeo?" já treinou uma dez vezes e depois postou para ver a reação do seu público?


Aqui talvez teremos um dos maiores erros da sua vida. Você postar somente o que você ama e não postar o que seu cliente precisa. Caracaaa que frase, anote ela para sua vida. Vou repetir de novo: Você postar somente o que você ama e não postar o que seu cliente precisa.


O que seu cliente precisa? qual é a sua maior dor? o que ele quer ouvir? Como você pode ajudá-lo? E com essas perguntas você consegue escolher qual ou quais formatos serão melhores para seu cliente.


3.0 Qual é meu Objetivo?

  1. Consolidar marca?

  2. Aumentar seguidores?

  3. Vender?

  4. Mostrar uma promoção específica?

  5. Divulgar um novo produto?



Isso tudo é balela, não importa seu objetivo, o que importa é o objetivo do cliente, o que importa é você tocar a dor do cliente, o que importa é você curar a dor do cliente. O que importa é você fazer um conteúdo de valor e ajudar o máximo que puder. E aí seu cliente vai pensar: Eu quero isso para mim. Eu preciso desse produto? Eu quero esse serviço? Eu necessito dessa marca para minha vida. Porque se no conteúdo gratuito está assim, imagina o que ela não faz vendendo seu produto/serviço.


Tire o velho conceito de "vender", você vende mas sem fazer seu seguidor engolir seu produto "guela" abaixo. E esse diferencial, essa estratégia, precisa ser implantada de uma vez por todas dentro do seu cérebro, corpo, alma e coração.


Esse é o legado que deixo hoje. Saiba trabalhar seu conteúdo de forma incrível, entregue valor, ajude seu cliente, descubra seu publico alvo, fale a língua dele, cure sua dor. Não terei nenhuma dúvida que você irá consolidar sua marca, aumentar seus seguidores, vender mais, fazer sucesso com sua promoção e explodir com seu produto novo (itens do 3.0), isso tudo são as consequências de um marketing de conteúdo bem feito.


Bjo no coração


Jú Santana

Mais Clientes





Algumas Referências de hoje:

https://coschedule.com/blog/how-to-find-your-target-audience/


https://infographya.com.br/caracteristicas-marketing-de-conteudo/#:~:text=relevante%2C%20que%20apresente%20informa%C3%A7%C3%B5es%20t%C3%A9cnicas,na%20percep%C3%A7%C3%A3o%20positiva%20da%20marca.&text=Conquistar%20e%20desenvolver%20um%20relacionamento,configura%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica%20do%20Inbound%20Marketing%3A.


Mais Clientes 2019 - Todos os direitos Reservados

Home Office

  • Vou até você ou

  • Atendimento Online

Ligue

T: 034 9 9166-4304